O QUE É A

Ayurveda

Ayurveda é o conhecimento médico desenvolvido na Índia e significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional.

Marque consulta com a Dra. Veena, consultas de ayurveda em Monchique, Lagoa, Almancil, Lisboa e Porto.

Samayur - Ayurveda

O que são os Doshas

Sente-se especialmente incomodado no verão? Sua digestão é lenta? Possui um sono pesado que nada abala? Possui uma maior tendência a ter dores nas articulações? Sente uma fome fora do comum? Identifica-se e com todas estas questões, com algumas ou senti-se completamente ao contrário delas. E para a Ayurveda isso não é por acaso. Cada característica física ou de personalidade de uma pessoa é devido ao seu dosha.

Toda as pessoas carregam em si os três doshas existentes, em diferentes proporções: Vata, regido por ar e éter, Pitta, por fogo e água, e Kapha, por terra e água. Quando nascemos, essa proporção dos elementos está em equilíbrio (prakrti), mas ao longo dos anos há um desequilíbrio natural causado pelo estilo de vida de cada um, o que para os estudiosos dessa sabedoria colabora para o surgimento das doenças.

O principal objectivo da medicina ayurvédica é recuperar esse equilíbrio entre o corpo e a mente.

Descubra o seu Dosha

Samayur - Vata Dosha

São pessoas magras, com pouca musculatura, longilíneas e friorentas. Costumam ser ágeis, entusiasmadas, comunicativas e indecisas. Vata reúne qualidades como seco, leve, frio, móvel, áspero e claro.

Samayur - Pitta Dosha

Indivíduos com a predominância desses elementos têm tamanho mediano, metabolismo acelerado e sentem muito calor. Tendem a ser ativos e críticos. Pitta se caracteriza pelo que é quente, líquido, ácido e oleoso.

Samayur - Kapha Dosha

Essa combinação está associada a uma estrutura física forte e larga, com tendência a ganhar peso. Pessoas desse tipo são estáveis, lentas, pacientes e mais preguiçosas. Kapha é pesado, suave, oleoso e adocicado.

Alimentação & Ayurveda

Para a filosofia ayurvédica, a forma como o seu organismo reage àquilo que consome também tem tudo a ver com o seu dosha. Por isso, eles acreditam que alguns alimentos podem fazer bem para determinada pessoa e para outras, o contrário. Afinal, a Ayurveda parte do princípio de que cada indivíduo é único, assim como as suas reacções.

A alimentação ayurvédica considera todas as características biopsicossociais individuais para estabelecer uma dieta saudável e equilibrada. Com isso, é possível cuidar da manutenção da saúde do corpo, evitar desequilíbrios e prevenir doenças. Para criar esse planeamento, o médico ayurvédico analisa o perfil e o temperamento de cada indivíduo.

Esse é um tipo de alimentação que incentiva o consumo de todos os grupos alimentares, buscando o equilíbrio não apenas nutricionalmente, como também de sabores. Assim, evita compulsões por determinado item. Outra característica é que cada cardápio leva em conta estações, horário, dia e climas durante o ano.

O MELHOR MENU PARA VATA

Porque Vata é um dosha frio e seco, comer alimentos ricos e nutritivos é muito importante. As pessoas Vata tendem a ser muito magras, pelo que doses extra de Ghee (manteiga purificada) ou outra gordura não só é aconselhável, é incentivado. Se é Vata, Ayurveda diz que bebidas quentes são uma boa forma de se manter equilibrada evitando estimulantes como o café.

Samayur - Ayurveda Manteiga de AmendoimSamayur - Ayurveda Ghee
Samayur - Ayurveda MelaçoSamayur - Ayurveda Coco

O MELHOR MENU PARA PITTA

As pessoas Pitta são conhecidas por ser ardentes, pelo que alimentos frios são preferíveis para os equilibrar. De acordo com Ayurveda, Pittas beneficiam mais de alimentos vegetarianos, porque as carnes tendem a produzir mais calor enquanto são digeridas. Se desejar algo quente, chá de menta é conhecido por ter um efeito tranquilizante nos apaixonados Pitta.

O MELHOR MENU PARA KAPHA

Kaphas são tipicamente mais pesados e retêm mais fluidos que os outros dois doshas. Kaphas devem evitar excesso de açúcar, gordura e sal. Refeições cozinhadas e leves são a sua melhor escolha, e se forem “cozinhadas a seco”(assadas, cozidas, grelhadas ou salteadas) melhor! Alimentos picantes que são baixos em calorias fazem um almoço ideal, porque o seu metabolismo vai abrandando no decorrer do dia.

Samayur - Ayurveda VerdurasSamayur - Ayurveda Picantes

O método na prática

Samayur - Ayurveda

Para equilibrar os doshas e manter o estado de saúde, existem tratamentos que eliminam ama, aquilo que não foi digerido e pode provocar doenças. É o caso das limpezas de intestino e das vias respiratórias.

Samayur - Ayurveda

Recomenda-se ingerir alimentos produzidos na sua região seguindo a estação do ano em que são cultivados. A dieta deve levar em conta o dosha, perfil baseado em determinadas características de cada indivíduo: pessoas pitta, por exemplo, precisam evitar sabores picantes, que acentuam o fogo.

Samayur - Ayurveda

Cromoterapia, aromaterapia, meditação com repetição de mantras… Tudo isso também é contemplado pelo ayurveda. São práticas que, para além do corpo físico, trabalham com a energia sutil e o propósito de vida.

Samayur - Ayurveda

A fitoterapia é um pilar importante de medicinas orientais como a ayurvédica e a chinesa. Em geral, são usadas ervas e raízes cujas propriedades aparecem em compêndios antigos. Hoje a utilização vem no formato de chás, xaropes e cápsulas.

Venha saber mais marcando a sua

 

Consulta