No que consiste uma consulta de Ayurveda?
Apercebi-me que há pessoas que não vem a uma consulta de Ayurveda pois não sabem para que serve.
Normalmente tenho três tipos de pacientes, os curiosos, os que vem para uma orientação de estilo de vida e os que se sentem doentes.
Tanto os curiosos como as pessoas que procuram melhorar o estilo de vida, a consulta consiste em uma orientação a nível de alimentação, exercício físico, pranayama (exercícios de respiração), diminuição do stress (para maior parte das pessoas).
Há pacientes que dizem que não tem nada, mas através da conversa apercebemos-nos que tem alergias, ou dorme mal, ou não evacua diariamente, entre outras situações que não damos importância nem atenção pois estamos habituados. Mas ao alterar esses padrões a pessoa sente-se mais calma, leve e satisfeita.
Também há pacientes que vem para deixar ou evitar os medicamentos químicos. Como por exemplo os ansiolíticos, os antidepressivos, medicamentos para a azia (omeoprazol, pantoprazol, etc), para a tensão arterial, entre outros medicamentos.
Pacientes com doenças especificas, como ansiedade e depressão, insónias, gastrite, alergias, problemas intestinais, candidíase (mesmo candidíase cronica, temos bons resultados), e ultimamente muitas pacientes com endometriose, entre outras patologias.
A consulta não consiste apenas em prescrever medicação. Alias a medicação é a ultima coisa de que falo, pois, o objetivo é a pessoa não depender de qualquer tipo de medicação, mas sim ser autónoma e se sentir saudável.
Primeiramente falamos então de todos os outros aspetos, como a alimentação, pranayama, exercício físico, entre outros tratamentos que possam melhorar o dia-a-dia da pessoa. Portanto o paciente tem sempre “trabalhos de casa” e por fim tomar medicamentos Ayurvédicos que são à base de plantas. Em que o objetivo de os tomar, maior parte das vezes, é o corpo e mente se relembrar da sua verdadeira essência, que é saudável.
Ser saudável não implica que tire muito do nosso tempo, sabemos que hoje em dia a vida é rápida e há pouco tempo para tudo. O exercício físico e pranayamas, se forem feitos diariamente não é preciso muito tempo. Mesmo a nível de alimentação, o que se sugere vai depender do tempo e disponibilidade, tendo em atenção o que se pode alterar, a pouco e pouco, respeitando o seu ritmo. Começando a conhecer melhor o seu corpo e estado da mente.