Pequeno almoço, Sim ou Não?

“Tenho que tomar o pequeno-almoço porque
– passei a noite sem comer;
– o meu nutricionista diz;
– toda a gente diz;
– o meu companheiro(a) diz que tenho que comer;
– para fazer companhia;
– … 
Mas não tenho fome pela manhã. “

Tenho vários pacientes que aparecem com este historial de tomar o pequeno almoço.
Quando eu lhes digo, se não tem fome não coma, os pacientes suspiram de alivio “finalmente vou conseguir ouvir o meu corpo”.
Ninguém mais do que a própria pessoa, conhece o seu corpo. Ninguém mais do que a própria pessoa irá ter as consequências daquilo que lhe é impingido pela sociedade e pelos media.
Sinta o seu corpo antes de ir “atrás” de qualquer moda.

A Medicina Ayurvédica diz que o ideal é comer uma vez por dia uma refeição consistente. De preferência quando o sol está no seu ponto mais alto, pois é quando o fogo digestivo (agni) também está mais alto. E o resto do dia, se temos fome, comer comida não processada, como fruta e frutos secos.

Hoje em dia, os estímulos constantes dão origem a um consumo excessivo da matéria, desde a comida, a roupa, carros, etc. A alimentação com sabores muito apurados e fortes, fazem com que fiquemos “dependentes” desses sabores e tenhamos a “necessidade” de comer frequentemente. Consequentemente o corpo não tem tempo de descansar, de se repor da alimentação anterior e de eliminar as toxinas no corpo. E assim, o corpo e a mente ficam intoxicadas.

Por isso a necessidade de fazer jejum de vez em quando, para limpar o corpo e a mente. Existem vários tipos de jejum, encontre aquele que lhe faz mais sentido.

Conheça-se, sinta-se e aprecie!